O Caminho dos Eleitos: rumo à identidade

Compartilhe

Ser ou não ser cristão não é uma escolha que se faz uma vez, mas uma jornada contínua, sem ponto de intersecção, como bem expôs Kierkegaard. Na conversão, encontramos a Cristo e passamos a ser cristãos; Porém, estamos em constante transformação, numa caminhada que nos desafia e nos molda diariamente, para Ele, o Senhor.

Há quem tema a perda da salvação, como afirma Armínio; ou acreditando na possibilidade de passar da eleição para a rejeição, como sugeriu Karl Barth. Ser rejeitado por Deus é um destino que nenhum coração deseja trilhar, especialmente quando consideramos a vasta misericórdia divina, a razão pela qual não somos consumidos em nossa imperfeição. Claro, ambos acreditam que essa possibilidade é ínfima. Contudo, Calvino afirma que, uma vez eleitos, a salvação é imutável. O salvo é salvo, e o perdido é perdido.

Essas contradições entre os pensadores da salvação refletem a complexidade e o mistério da graça divina. Para alguns, temos mérito em nossa própria salvação. Isso é absurdo! A obra é inteiramente de Deus, desde a criação da possibilidade em Cristo até a nossa resposta de fé, que é também um dom de Deus. Deus é o único Senhor da salvação e ninguém tem o mínimo controle sobre ela.

Ser ou estar sendo cristão é, portanto, um percurso no Caminho. É encontrar sentido e propósito na vida, vencendo a vacuidade que frequentemente nos assola. Estar em Cristo é ser continuamente transformado por Ele, é descobrir-se e ser moldado para ser mais parecido com Ele. Nesse processo, não nos perdemos; pelo contrário, encontramos nossa verdadeira identidade, pois ser cristão é um estado transitório rumo ao nosso verdadeiro destino: a glorificação.

Quando finalmente formos plenamente cristãos, a própria noção de ser cristão será ultrapassada pela realidade do que nos tornaremos em Cristo. Seremos nós mesmos, completos e glorificados, em perfeita união com Deus, onde nossa jornada de transformação encontrará seu pleno cumprimento.

banner-ousia-ebook-teologia-newsletter

Quer o meu livro "Teologia de Pé de Pequi"? Inscreva-se para receber conteúdo e ganhe o livro em PDF diretamente em seu e-mail

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

banner-ousia-ebook-teologia-newsletter

Quer o meu livro "Teologia de Pé de Pequi"? Inscreva-se para receber conteúdo e ganhe o livro em PDF diretamente em seu e-mail

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Compartilhe
Paulo Freitas

Paulo Freitas

Paulo Freitas é teólogo, filósofo, professor e presbítero. Autista, escreve sobre fé, fragilidade, dor, neurodiversidade e tudo o que nos torna profundamente humanos.

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

The owner of this website has made a commitment to accessibility and inclusion, please report any problems that you encounter using the contact form on this website. This site uses the WP ADA Compliance Check plugin to enhance accessibility.