Hakuna Matata e o Reino de Deus

No coração da África, em meio às vastas savanas e ao som dos tambores tribais, nasceu a expressão “Hakuna Matata.” Este mantra simples, que significa “sem problemas” em suaíli, ganhou fama mundial através da magia do cinema no Filme, O Rei Leão (Disney). Mas o que há de tão especial nessas palavras que ecoam um ensinamento tão profundo e universal?

Jesus, ao instruir seus discípulos, disse: “Não andeis ansiosos de coisa alguma, nem sobre o que comer, beber ou vestir.” Este conselho, vindo do Filho de Deus, ressoa a mesma tranquilidade encontrada em “Hakuna Matata.” Paulo, o apóstolo incansável, reforça esta ideia quando ensina que, se temos o que comer, vestir e onde morar, isso já é motivo suficiente para contentamento.

Contentar-se é uma atitude cristã. Não uma resignação passiva, mas um estado ativo de paz interior. Jesus nos lembrou que cada dia tem o seu mal e que a preocupação excessiva é um fardo desnecessário. Ele nos ensinou a confiar em Deus, que veste os lírios do campo e alimenta os pássaros do céu. Assim, nós, seus filhos, devemos descansar na certeza de que Ele cuida de nós.

A fé cristã almeja o desenvolvimento. Paulo nos exorta a desenvolver nossa salvação com temor e tremor, mas sem ansiedade. Se algo gera ansiedade excessiva, se não traz paz, se é contrário à Palavra, se nos faz pecar, logo não deve ser digno de gastar nosso tempo e pensamentos. O reino de Deus é simplicidade, é singeleza, é frio como uma manhã de inverno debaixo da coberta, é quentinho como uma manhã de sol na serra.

O reino de Deus traz paz. Não uma paz que ignora as dificuldades da vida, mas uma paz que as transcende. É a paz de Deus, que mesmo em meio à guerra, sofrimento, tristeza, dor, e doença, se posta acima de tudo. É uma paz que excede todo entendimento, mas que preenche o ser ao ponto de vivermos a vontade de Deus, seja onde for ou como for.

Vivamos, então, como nos ensinou Cristo, com a serenidade de “Hakuna Matata,” confiando no amor e no cuidado divino. Que possamos encontrar contentamento na simplicidade e na certeza de que o Reino de Deus está entre nós, trazendo a paz que tanto almejamos.

Hakuna Matata!

Views: 68

Casado com Janaína e pai do Ulisses. Tutor da Zaira (Chow-Chow) e do Paçoca (hamster). Escritor por hiperfoco e autista de nascença. Membro e presbítero da Igreja REMIDI e missionário pelo PRONASCE. Teólogo, Filósofo e Pedagogo em formação. Especialista em Docência do Ensino Superior e em Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva. Meus autores preferidos são: Agostinho, Kierkegaard, João Wesley, Karl Barth, Bonhoeffer, Tillich, C. S. Lewis, Stott e alguns pais da igreja. Meus hobbys são: ler, assistir filmes e séries.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *