Desde que descobri que eu e meu filho somos autistas já li bastante material sobre o Espectro Autista, mas, infelizmente, em português há pouca coisa realmente boa. Precisamos de incentivo, principalmente, às pessoas autistas para escreverem sobre o assunto.
Porém, ainda bem que há boas obras, de todas as minhas leituras resolvi fazer essa lista de indicação aqui contendo os 8 melhores livros sobre o Espectro Autista que já li.
Espero que ajude pessoas que estão tentando se compreender melhor, outras que acabaram de se descobrir autistas, pais e mães que receberam o diagnóstico de seus filhos/filhas e profissionais que querem entender melhor seus alunos ou pacientes.
Se você gostar ou te ajudar não esquece de curtir, comentar e compartilhar.
Vamos à lista:
O que me faz pular -Naoki Higashida
Faço questão de colocar esse livro como o primeiro dessa lista. Naoki é um autista não oralizado que por meio de um método desenvolvido por sua mãe, começou a se comunicar de modo alternativo e através de perguntas deu suas respostas e esse livro foi escrito. Na época ele tinha apenas 13 anos, era comum as pessoas acreditarem que ele não entendia o que lhe diziam, porém, nesse livro ele surpreende a muitos revelando como ele se enxerga e que, na realidade, compreende muito bem a si mesmo como autista e tudo aquilo que o cerca. Portanto, é um livro indispensável para quem quer descobrir como uma criança autista se percebe. Confesso que ajudou muito em minha relação com meu filho. Por estar em falta no país a melhor opção para compra é o livro digital, já que a versão física está muito cara, mas você pode ler em um computador caso não tenha um leitor digital.
Outra sintonia, a história do autismo – Caren Zucker e Luiz A. de Araújo
Esse livro é maravilhoso e narra de maneira muito atrativa toda a história desde o primeiro caso de autismo conhecido e também de possíveis pessoas autistas em vários momentos da história. Mas prepare-se, pois é um livro que trás consigo muito sofrimento, afinal, essa é a história de tudo que pessoas autistas enfrentaram até conseguirem os poucos direitos que temos atualmente. Preconceito, bullying, internações, rejeições, eutanásia, testes, choques e muito mais. Contudo, é indispensável a leitura desta obra para entender sobre o espectro autista. Está disponível por um ótimo preço, tanto a versão física quanto a digital.
A diferença invisível – Mademoiselle Caroline e Julie Dachez
Um lindo livro ilustrado com uma história fascinante. Narra a história de Marguerite, uma jovem de 27 anos que está no Espectro Autista e como ela lida com suas atividades diárias, amizades e vida amorosa. Esse livro é interessante mais ainda, pois trata de uma mulher adulta autista, já que, é mais comum falar de homens autistas. Quando li me identifiquei muito com a personagem.
O cérebro autista, pensando através do espectro – Temple Grandin
Pela autora por si só já é um motivo para adquirir esse livro. Temple Grandin é uma mulher autista, mundialmente conhecida, que foi diagnosticada no espectro autista “severo”, em sua infância, mas que por dedicação de sua mãe desenvolveu suas potencialidades sem deixar suas características pessoais. Ela possui doutorado em zootecnia e ministra palestras no mundo todo sobre sua área e sobre o autismo. Nesse livro ela discorre sobre as diversas descobertas que ela fez sobre o funcionamento do cérebro autista e como ajudar crianças e adultos no autismo a se desenvolverem.
Mundo singular. Entenda o autismo – Ana Beatriz Barbosa
Esse é um livro escrito para a família de uma criança diagnosticada no Espectro Autista, pois apresenta casos reais e relatos de como viver bem e sem neuroses por ter um filho autista. A linguagem da autora é bem clara e acessível o que facilita a leitura seja por pais, familiares ou professores. Não é meu livro preferido nessa lista, mas me ajudou muito quando descobri o autismo do meu filho.
Autismo, compreender e agir em família – Sally Rogers, Geraldine Dawson e Laurie Vismara
Esse também é outro livro que nos ajudou muito quando descobrimos que nosso filho é autista. Algo importante de mencionar é que o modelo tratado nesse livro é o modelo Denver que, particularmente, respeita a personalidade da criança autista e seu modo de pensar, diferente do ABA. Por isso é uma boa opção para pais que acabaram de receber o diagnóstico do/a filho/a.
Olhe nos meus olhos, minha vida com síndrome de Asperger – John Elder Robison
Esse livro é considerado um best seller. Foi o primeiro livro que li sobre um autista adulto e me vi em muitos momentos lendo relatos como se fossem sobre mim mesmo, ainda que minha vida não tenha sido tão sofrida quanto a do autor, mas muitas características temos em comum. Em breve pretendo fazer uma resenha sobre esse livro, porém, desde já fica a indicação de leitura.
Meu menino vadio – Luiz Fernando Vianna
O que mais gostei nesse livro é que é o relato de um pai divorciado e seu filho autista em uma relação de aprendizagem, crescimento, amor e dedicação, mas o autor não se limita em reconhecer o quão é difícil e doloroso para ambos estarem diante das dificuldades do Transtorno do Espectro Autista e como é ter que cuidar de uma pessoa com deficiência. O melhor de tudo é que o autor é sem rodeios e sempre vai direto ao ponto.
Se você gostou ou tem alguma discordância, deixe aí seu comentário. Também te convido a curtir e compartilhar em suas redes sociais. Se inscreve no site para não perder os artigos e outras listas de livro. Em breve começarei a resenhar alguns livros que já li e você não pode perder.
Views: 2
Casado com Janaína e pai do Ulisses. Tutor da Zaira (Chow-Chow) e do Paçoca (hamster). Escritor por hiperfoco e autista de nascença. Membro e presbítero da Igreja REMIDI e missionário pelo PRONASCE. Teólogo, Filósofo e Pedagogo em formação. Especialista em Docência do Ensino Superior e em Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva. Meus autores preferidos são: Agostinho, Kierkegaard, João Wesley, Karl Barth, Bonhoeffer, Tillich, C. S. Lewis, Stott e alguns pais da igreja. Meus hobbys são: ler, assistir filmes e séries.