Por que estudei e por que ainda estudo teologia? Muitos responderiam com um propósito claro: ministério, um trabalho específico, uma missão. Afinal, em qualquer outro curso superior, estuda-se para trabalhar. Contudo, teologia não é assim. Teologia se estuda porque se está cansado.
Estudar teologia para fazer algo é não compreender o verdadeiro sentido da teologia. Teologia é aprender a parar, a pensar. É sobre deixar, abandonar, perder-se, sair e ficar. Teologia é sobre Deus, e sobre como Deus nos vê. É sobre sentir, desejar, amar, viver. E nada disso é sobre trabalhar.
Trabalho é uma parte importante da vida, mas na teologia, é apenas uma parte, não o todo. Por isso, teologia é para gente cansada, para ser feita e falada antes de ir trabalhar, mas também após voltar do trabalho. Pode-se teologar sem ser teólogo stricto sensu, pode-se teologar por amor, por paixão, por paz, por perdão, por sofrimento, por alegria ou tristeza. Pode-se teologar por viver, por respirar, por morrer. Mas não após morrer – ou será que se pode?
Teologia é para quem está cansado deste mundo e almeja um mundo superior. Teologia é para quem encontrou vida na aridez desta vida. Teologia é para quem sonha e para quem está acordado. Teologia é para quem, no meio do cansaço, encontra um fio de esperança, uma chama de fé.
Teologia é para os que se perdem em perguntas sem respostas e encontram em Deus o descanso para a alma. É para os que, na exaustão da rotina, encontram nos mistérios divinos um alento, uma nova perspectiva. É para os que veem na transcendência uma fuga e, ao mesmo tempo, um reencontro com o essencial.
Teologia é, enfim, para aqueles que, mesmo cansados, continuam a buscar, a questionar, a viver – e, quem sabe, até a sonhar com um descanso eterno onde todas as respostas se revelarão.
Views: 22
Casado com Janaína e pai do Ulisses. Tutor da Zaira (Chow-Chow) e do Paçoca (hamster). Escritor por hiperfoco e autista de nascença. Membro e presbítero da Igreja REMIDI e missionário pelo PRONASCE. Teólogo, Filósofo e Pedagogo em formação. Especialista em Docência do Ensino Superior e em Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva. Meus autores preferidos são: Agostinho, Kierkegaard, João Wesley, Karl Barth, Bonhoeffer, Tillich, C. S. Lewis, Stott e alguns pais da igreja. Meus hobbys são: ler, assistir filmes e séries.
Que a graça do Senhor Jesus esteja sobre a sua vida sempre!
Amém! Obrigado!