Teologia é para Gente Cansada

Compartilhe

Por que estudei e por que ainda estudo teologia? Muitos responderiam com um propósito claro: ministério, um trabalho específico, uma missão. Afinal, em qualquer outro curso superior, estuda-se para trabalhar. Contudo, teologia não é assim. Teologia se estuda porque se está cansado.

Estudar teologia para fazer algo é não compreender o verdadeiro sentido da teologia. Teologia é aprender a parar, a pensar. É sobre deixar, abandonar, perder-se, sair e ficar. Teologia é sobre Deus, e sobre como Deus nos vê. É sobre sentir, desejar, amar, viver. E nada disso é sobre trabalhar.

Trabalho é uma parte importante da vida, mas na teologia, é apenas uma parte, não o todo. Por isso, teologia é para gente cansada, para ser feita e falada antes de ir trabalhar, mas também após voltar do trabalho. Pode-se teologar sem ser teólogo stricto sensu, pode-se teologar por amor, por paixão, por paz, por perdão, por sofrimento, por alegria ou tristeza. Pode-se teologar por viver, por respirar, por morrer. Mas não após morrer – ou será que se pode?

Teologia é para quem está cansado deste mundo e almeja um mundo superior. Teologia é para quem encontrou vida na aridez desta vida. Teologia é para quem sonha e para quem está acordado. Teologia é para quem, no meio do cansaço, encontra um fio de esperança, uma chama de fé.

Teologia é para os que se perdem em perguntas sem respostas e encontram em Deus o descanso para a alma. É para os que, na exaustão da rotina, encontram nos mistérios divinos um alento, uma nova perspectiva. É para os que veem na transcendência uma fuga e, ao mesmo tempo, um reencontro com o essencial.

Teologia é, enfim, para aqueles que, mesmo cansados, continuam a buscar, a questionar, a viver – e, quem sabe, até a sonhar com um descanso eterno onde todas as respostas se revelarão.

banner-ousia-ebook-teologia-newsletter

Quer o meu livro "Teologia de Pé de Pequi"? Inscreva-se para receber conteúdo e ganhe o livro em PDF diretamente em seu e-mail

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

banner-ousia-ebook-teologia-newsletter

Quer o meu livro "Teologia de Pé de Pequi"? Inscreva-se para receber conteúdo e ganhe o livro em PDF diretamente em seu e-mail

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Compartilhe
Paulo Freitas

Paulo Freitas

Paulo Freitas é teólogo, filósofo, professor e presbítero. Autista, escreve sobre fé, fragilidade, dor, neurodiversidade e tudo o que nos torna profundamente humanos.

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

The owner of this website has made a commitment to accessibility and inclusion, please report any problems that you encounter using the contact form on this website. This site uses the WP ADA Compliance Check plugin to enhance accessibility.