Compreendendo a Crise de Autistas: Tipos, Causas e Estratégias de Manejo

Introdução

A vida de uma pessoa autista pode ser marcada por diversos desafios, e um dos mais significativos são as crises emocionais e sensoriais que podem ocorrer em resposta a estímulos externos ou internos. Estas crises, muitas vezes mal compreendidas, são respostas naturais do organismo ao enfrentar situações de sobrecarga. Entender os diferentes tipos de crises, suas causas e como lidar com elas é essencial para promover um ambiente mais acolhedor e seguro para indivíduos no espectro autista. Neste artigo, exploraremos os principais tipos de crise que ocorre em autistas, suas características e estratégias para manejo e prevenção.

As crises em pessoas autistas, frequentemente chamadas de “meltdowns” e “shutdowns,” podem variar bastante em intensidade e manifestação, dependendo do indivíduo e da situação. Aqui estão os principais tipos de crises e seus detalhes:

1. Meltdown

Um meltdown é uma resposta extrema e intensa a um estímulo excessivo, estresse ou frustração. Durante um meltdown, a pessoa pode:

  • Gritar, chorar ou fazer sons altos.
  • Se auto-agredir (bater a cabeça, morder-se, etc.).
  • Agredir os outros (bater, morder, chutar).
  • Correr ou tentar fugir do local.
  • Ter comportamentos repetitivos ou estereotipados (balançar o corpo, bater as mãos).

Causas comuns:

  • Sobrecarga sensorial (ruídos altos, luzes brilhantes, texturas desconfortáveis).
  • Frustração por não conseguir comunicar-se ou ser compreendida.
  • Mudanças na rotina ou ambiente.
  • Demandas sociais ou cognitivas excessivas.

2. Shutdown

Um shutdown é uma resposta de retirada ou colapso interno em reação ao estresse ou sobrecarga. Durante um shutdown, a pessoa pode:

  • Ficar completamente em silêncio e imóvel.
  • Evitar qualquer contato visual ou interação.
  • Retirar-se para um local seguro ou isolado.
  • Apresentar perda temporária de habilidades de comunicação e interação.

Causas comuns:

  • Sobrecarga sensorial ou emocional.
  • Situações sociais excessivamente desafiadoras.
  • Exaustão física ou mental.
  • Frustração por falhas na comunicação.

3. Crise de Ansiedade

Algumas pessoas autistas podem ter crises de ansiedade severas, que podem incluir:

  • Ataques de pânico.
  • Hiperventilação.
  • Tremores e sudorese.
  • Sentimentos intensos de medo ou apreensão.

Causas comuns:

  • Situações desconhecidas ou imprevisíveis.
  • Demandas sociais.
  • Transições ou mudanças na rotina.

4. Crise Sensorial

Crises sensoriais ocorrem quando a pessoa é incapaz de processar os estímulos sensoriais ao seu redor. Isso pode incluir:

  • Reações extremas a ruídos, luzes, texturas, gostos ou cheiros.
  • Necessidade de se afastar ou cobrir os ouvidos/olhos.
  • Comportamentos auto-calmantes como balançar, bater as mãos ou rodar objetos.

5. Crise de Frustração

Estas crises ocorrem quando a pessoa se sente frustrada, geralmente devido a dificuldades de comunicação ou barreiras no ambiente. Isso pode incluir:

  • Choro ou gritos.
  • Comportamentos auto-agressivos ou agressivos.
  • Tentativas de escapar da situação.

Manejo e Prevenção

Para ajudar a manejar e prevenir essas crises, algumas estratégias podem ser úteis:

  • Criar um ambiente previsível e estruturado.
  • Fornecer suporte sensorial adequado (como fones de ouvido para ruído, roupas confortáveis).
  • Ensinar e usar métodos de comunicação alternativos (como comunicação aumentativa e alternativa).
  • Fornecer pausas regulares e locais tranquilos para a pessoa se acalmar.
  • Identificar e evitar gatilhos conhecidos, sempre que possível.

Entender as necessidades individuais da pessoa autista e trabalhar com ela para desenvolver estratégias de coping pode fazer uma grande diferença na redução da frequência e intensidade das crises.

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Casado com Janaína e pai do Ulisses. Tutor da Zaira (Chow-Chow) e do Paçoca (hamster). Escritor por hiperfoco e autista de nascença. Membro e presbítero da Igreja REMIDI e missionário pelo PRONASCE. Teólogo, Filósofo e Pedagogo em formação. Especialista em Docência do Ensino Superior e em Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva. Meus autores preferidos são: Agostinho, Kierkegaard, João Wesley, Karl Barth, Bonhoeffer, Tillich, C. S. Lewis, Stott e alguns pais da igreja. Meus hobbys são: ler, assistir filmes e séries.

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